quarta-feira, abril 04, 2007

Fugindo da superficialidade

O desafio de ir além das aparências


Conta-se que Madre Tereza em uma de suas inúmeras viagens, encontrou na estação que acabara de desembarcar uma religiosa conhecida que estava de férias. A Madre teve dificuldades de reconhecer a moça pois esta vestia-se como uma dama, com trages finos e sofisticados. Percebendo a admiração da Madre a religiosa apressou-se em explicar que vestia-se daquela forma porque estava de férias e assim ninguém iria reclamar seus favores. Madre Tereza sem palavras a acolheu com um abraço e seguiu apressada pois não podia perder o próximo trem. A jovem também seguiu seu percurso caminhando pelas ruas de sua cidade natal respirando o puro ar daquele ensolarado fim de tarde.
Até que de repente viu-se perseguida por um maníaco que correndo tentava alcança-la.A Jovem correu com todas as suas forças até que encontrou um posto policial onde o guarda de plantão a acolheu livrando-a do perseguidor.
Quando recobrou o ânimo, a moça pois-se a agradecer e contou sua história um tanto indignada. -“Como esse homem ousa persegui assim uma Religiosa, esposa de Cristo?”- dizia ela como que num desabafo. O Guarda que ouvia todo o relato com atenção, rompeu seu silêncio pra tirar algumas conclusões:- Porque a senhora acreditou que eu poderia lhe ajudar se nunca me viu antes e não saberia se sou bom ou mal? Perguntou ele.
A religiosa respondeu imediatamente: - Pela farda que o senhor esta usando, logo reconheci que é policial e portanto tem a missão de ajudar quem precisa. Ao que ele respondeu: - Pois é, como a senhora não está vestida com seu hábito, o maníaco não pode perceber que é religiosa e portanto esposa de Cristo.
Se o fato é real ou ficção, eu não sei, mais que me ensinou muito, isso tenho certeza!Assumir quem realmente somos, onde quer que estejamos, talvez seja a forma mais segura de contarmos sempre com o socorro divino. Mas quem disse que a verdade brilha em nossos dias? Querendo ou não, nos vemos cercados por superficialidades e disfarces, seja nos relacionamentos profissionais ou pessoais. É facil perceber que lidamos com pessoas que não assumem de fato quem são, mentem pra si mesmas e enganam-se enquanto são engnadas. O desafio é portanto irmos além das aparências e procurarmos entender o que se passa por traz da imagem apresentada, ponderando conclusões precipitadas.
É preciso confirmar a verdade. Aliás, a palavra “confirmar” é sempre muito usada na Internet. Quando criamos um e-mail ou vamos obter senha, por exemplo, temos que confirmar. Vamos também confirmar nossa verdade! Sejamos autênticos, no que diz respeito, ao que somos e a nossa missão de cada dia. O que não nos faltará serão oportunidades para tal... Recordo-me de um fato vivido alguns anos atrás quando esperava meu vôo e no Aeroporto de Guarulhos SP, enquanto, me entretia com minhas leituras num lugar reservado. Percebendo a aproximação de um homem, que parecia necessitar de ajuda, fiz o sacríficio de fechar o livro e me dispus a ouvi-lo. Para minha surpresa, logo perguntou-me se eu pertencia a Comunidade Canção Nova, responde-lhe que sim e começou o diálogo... Disse-me que sua mãe gostava muito da Canção Nova e era por sinal minha ouvinte. Tentei ajuda-lo, e quando tudo já estava resolvido, segui viagem. Durante o vôo, voltei a pensar no rapaz e veio-me um questionamento: se sua mãe era minha ouvinte significa que talvez só conhecia minha voz, e ele nem minha voz conhecia pois fez questão de explicar que a ouvinte era mãe e não ele. Como será que descobriu que eu sou da Canção Nova?! Até hoje não tenho resposta, mas Deus me fez compreender que Ele em sua bondade infinita costuma quebrar as regras até mesmo da natureza para favorecer os seus. Sabendo do meu tempo disponível, quis contar comigo pra ajudar aquele rapaz que talvez em prece havia pedido Seu auxilio. Fui apenas um instrumento de Deus! Conformo-me com esta descoberta que torna mais facil meu entendimento.
Quando li sobre o fato que se passou com a religiosa conhecida da Madre Tereza, fiquei pensando quantas vezes passamos por apuros ou deixamos de ajudar quem precisa, por não assumirmos de fato quem somos. Optamos talvez de forma inconsciente pelo superficial e aos poucos nos livramos do dever de ajudar este mundo a ser melhor. Desta maneira, sem perceber vamos vivendo num clima de insegurança e tensões por falta da verdade.Conta-se que Madre Tereza costumava ensinar as irmãs que saiam em missão: “Acendam a luz da verdade na vida de cada pessoa, para que deste modo Deus continue amando o mundo através delas e de vós.” Que o Senhor nos ajude a também agirmos assim no dia de hoje e sempre!
Dijanira Silvaradiopt@cancaonova.comMissionária da Comunidade Canção Nova, em Fátima, Portugal Trabalha na Rádio CN FM 103.7

Nenhum comentário: